Nosso parto

Nosso parto: hypnobirthing

Olá! Hoje é um dia de muita ansiedade porque no final da tarde saberemos se teremos um garotinho ou uma garotinha! Ain... enquanto isso posto aqui pra relaxar...

Muito obrigada pelas mensagens em relação à conversa com meu pai. Ele está tentando mas ainda não aceita o fato de sermos um casal, muito menos de ser avô de um neném nascido de uma barriga que não seja a minha... Faz 7 anos que estamos juntas e uns 10 anos que eles sabem que sou gay, então pra mim é tempo suficiente pra entrar na cabeça deles... por isso me machuca quando ele diz que foi tudo muito rápido e que leva tempo pra ele entender... quanto eles vão precisar???

Ontem fomos ver as baleias selvagens, em alto mar. Lindas! Cada uma tem o tamanho de um ônibus e meio! São toneladas de fofura e coloquei fotinhos no meu orkut (clica aqui pra ver).

Sobre hypnobirthing e o nosso parto...bem, já comentamos que queremos um parto natural. A idéia de hypnobirthing e parto natural é que as mulheres foram feitas para parir. Parece óbvio quando a gente fala mas as coisas estão de um jeito que o parto está se tornando uma condição médica (vejam os trailers dos documentários no final do post!). A mamãe vai para o hospital, colocada numa cadeira de rodas, é furada com agulhas, recebe soro na veia, coloca roupas de hospital e fica num ambiente claro, cheio de gente entrando e saindo, barulhos e é claro que fica impossível se conectar com o bebê e relaxar desse jeito, né?!?! Nada disso é necessário!!! Já foi provado que se alimentar narutalmente pela boca e beber água (ao invés de soro), caminhar e ficar se movimentando (ao invés de deitar numa cama de hospital), luz baixa, calor etc... são infinitamente melhor pra se ter um parto. Foi provado também que 95% das mulheres são capazes de ter um parto normal! Então porque o índice de cesária é tão alto??? Existem algumas explicacões pra isso.

Relaxando: Primeiramente, a mulher precisa de um bom tempo pra relaxar o cérvix e lubrificá-lo para o bebê passar. Mais do que 12 horas! Durante o parto, a mulher libera hormônios calmantes e relaxantes, e hormônios que dão prazer. Endorfinas e oxitocina, que são liberadas quando comemos chocolate, quando fazemos sexo e quando temos um orgasmo! Esses hormônios são liberados em quantidades IMENSAS durante o parto! Então se a mulher entender o próprio corpo e relaxar, um parto narutal e com a mínima quantidade de dor é super possível. Existem vários videos e documentários mostrando isso. Mas como toda história tem um vilão, quando ficamos com medo e nervosas, outros hormônios são liberados que fazem nosso corpo se contrair, nosso coração acelerar, e ficamos no estado de estresse chamado "luta ou fuga". Logo, se uma mulher em trabalho de parto não consegue se concentrar nas coisas boas que estão acontecendo, ela fica com medo, contrai tudo, libera hormônios que vão estimular a dor e aí você já conhece todas as histórias de horror retradas em filmes e novelas! Mas não precisa ser assim!

Sobre a anestesia: há relatos de mulheres que não conseguem mais sentir a vontade de empurrar o bebê após uma anestesia. Consequentemente, o nenèm fica travado e é recomendada uma cesária de emergência. A circulação sanguínea e de oxigênio diminui e o nenèm pode ter problemas. As mulheres fazem a cesária de emergência por motivo de "sofrimento fetal" (muito comum!) e falam "Gracas a Deus pela tecnologia!", sendo que não precisariam de nada disso tivessem esperado mais um pouco e não tomado anestesia. Além disso, a anestesia faz com que os músculos fiquem adormecidos e as mulheres não conseguem fazê-los funcionar. Imagine vc tomar uma anestesia nas pernas e ter que andar??? É a mesma coisa pro nosso cérebro: um músculo precisa "trabalhar" mas é impedido!

Sobre indução com oxitocina: muito normal também! O problema: oxitocina usada para indução é sintética e muito mais forte. Consequentemente as contrações serão mais longas e muito mais doloridas. A recuperação é muito pior porque de tão forte que são as contrações você pode acabar machucando músculos, articulações e faz muito mal pro bebê também por serem tão intensas. Ainda mais se a mulher não esta completamente dilatada! Imagina uma coisa puxando o bebê por um buraco que não está aberto??? A dor é tão forte que as mulheres pedem a anestesia, e aí vocês já sabem porque escrevi acima. Por outro lado, se a anestesia vier antes e a mulher não conseguir emburrar o bebê e não sentir as contrações direito, provavelmente vão ter que "induzir". É um círculo vicioso!

Estatísticas: em países e hospitais em que o índice de cesárias é maior, a mortalidade infantil e materna também é maior. Na Holanda, tem mais parto normais e a mortalidade infantil é infinitamente menos do que em países onde a cesária é um procedimento comum e aceitável. Além disso, em hospitais em que o número de induções e anestesias utilisadas é maior, o número de cesárias também é maior, e a mortalidade também é maior... Daí vocês pode tirar suas próprias conclusões...

Alguns filmes (só clicar pra ver o trailer): "Orgasmic Birth", "What Babies Want", "The Business of Being Born", "Pregnant in America", "Face of Birth".

Bom, escrevi demais! Beijinhos!