Thursday, July 15, 2010

Adoção homoafetiva e co-adoção. Como fazer???

Olá,

Esta semana estamos num estresse danado. Ainda tentando decidir sobre onde vai ser o nascimento. Só para esclarecer, nós iremos morar no Brasil no ano que vem, COM CERTEZA. A Bel já esta com emprego contratada no BR entao iremos voltar. Ela começa em Outubro. Uma opção seria voltar pra cá durante a licensa maternidade e ter o baby aqui (indo pro BR com o bebê com 3 meses), a outra opção seria ter o baby no Brasil, mas com certeza nosso pequeno irá crescer e se desenvolver no Brasil. Acho que nosso país precisa de mais famílias como a nossa, se todas as pessoas boas sairem do país não chegaremos à lugar nenhum.

ADOÇÃO e CO-ADOÇÃO HOMOAFETIVA

Estamos que nem loucas procurando advogados no Brasil especializados em adoção homoafetiva. É muito raro. Mesmo que tenha pessoas que trabalhem com isso, geralmente a criança NÃO é fruto de inseminação e é adotada igualmente pelos dois membros do casal. Outro caso comum são crianças frutos de relacionamentos anteriores que acabam sendo adotadas pela parceira atual. O que eu acho ótimo também!!! O problema é que as pessoas não tem a capacidade de lidar com o diferente.

No nosso caso, a criança é fruto de uma inseminação, planejada desde o começo pelas duas mulheres, sendo a criança biologicamente ligada à umas das partes. O advogado com quem eu conversei disse que existem 19 casos catalogados no Brasil, mas não sei se a informação é acurada ou não. Enfim, em qualquer um dos casos, o processo de adoção pode demorar ANOS e custa muito caro. Entretanto é essencial se quisermos manter a segurança da nossa família, a longo prazo e em qualquer lugar que estivermos.

Ainda não sei muito sobre o assunto e agradeço qualquer ajuda ou indicação de advogados especializados em adoção homoafetiva. Queria falar com alguém que passou por isso e teve sucesso mas não acho ninguém. O que sei até agora é que para adotar uma criança precisamos de 2 anos de convivência no mínimo, e precisamos provar um monte de coisas. Também sei que podemos dar entrada no processo durante a gravidez, o que é otimo!!! Além disso, os preços que eu pesquisei variam de 30 a 60 mil reais para o processo. Ou seja, não posso pagar tudo isso.

Enfim, estou estressada com a idéia de que terei que adotar meu próprio fillho (casais hetero que usam doadores não precisam passar por isso), e estou estressada de com as histórias que estou ouvindo de juízes que negam a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, sejam elas frutos de inseminação o não.

Uma boa notícia: amanha temos ultrassom! Eba!

Se cuidem

Aggy

8 comments:

  1. Oi..meu nome é Hayane:D Sou a namorada da Heloiza(caso não lembre tudo bem..hehe). Deve ser difícil mesmo adotar suá própria criança, mas sei que tudo vai dar certo. Acho que conheço uma pessoa que já passou por esse processo de adoção aqui mesmo no Brasil. Se não me engano é uma de suas followers a Milena. Dá uma olhadinha no blog dela, talvez te ajude. Espero que tudo dê certo pra você e pra Bel(: Se cuidem...

    ReplyDelete
  2. Meninas , estou pesquisando sobre esse assunto , pois pretendo engravidar esse ano e quero muito ficar tranquila com relação aos direitos de minha companheira.Bem, achei esse blog e nele o casal fala que conseguiu adotar, se não me engano elas são de salvador, inclusive elas falam que podem disponibilizar o processo delas pra gente dá uma olhada.Mandei o email pra elas , mais não tive resposta, de todo modo ai vai o blog, vejam o post: '' resultado do processo de adoção''
    link do blog:
    http://duasmaes.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
    Caso encontre alguma coisa compartilho com vcs.beijosss e muita saúde para os 3.
    Estou postando anônimo pois não conseguir de outra maneira , mais meu orkut é mãexmãe

    ReplyDelete
  3. Oi, adorei o blog de vocês e sobre essa questão da adoção ou registro aqui no Brasil teve um caso divulgado pela mídia onde um casal de mulheres conseguiu registrar seu casal de gêmeos.

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI75111-15228,00-A+PRIMEIRA+FAMILIA+DE+DUAS+MULHERES.html

    O Sul do país tem avanços nesses casos o que acaba favorecendo para criar jurisprudência na hora de outras pessoas lutarem pelos mesmos direitos, dê uma olhada na matéria.

    Tenho um blog sobre maternidade lésbica, visitem quando puderem http://maternidadelesbica.wordpress.com

    Posso linkar vocês?

    ReplyDelete
  4. Sim, conheco o blog da Milena e converso mto com ela. Queria contatos em Sao Paulo. Parece que e mto mais dificil...infelizmente...

    ReplyDelete
  5. Aggy, conversa com as meninas do http:/duasmaes.blogspot.com elas sao muito solícitas, têm boa vontade, até mandaram a cópia do processo pra nós. Pega o e-mail delas e conversa.
    Beijos

    ReplyDelete
  6. Ola,meninas.Tenho acompanhado o blog de vcs a algum tempo.Vcs tem tentado associaçoes de defesa de direitos dos homossexuais? Talvez possa ter alguma indicação.No Sul do Brasil,a advogada Ana Rita do Nascimento Jerusalinsky ganhou uma causa semelhante a de vcs...espero ter ajudado..Até mais

    ReplyDelete
  7. Olha, realmente eu não faço a menor idéia de como proceder para conseguir a co-adoção aqui no Brasil!
    Mas, vou ser bem sincera com vocês, eu e minha esposa, se pudéssemos, teríamos nosso filho em outro país... infelizmente não podemos.

    Bjos

    ReplyDelete
  8. E aí, meninas e Baby...
    Ó, eu tava falando um dia desses com um amigo meu q é advogado. Ele disse q um dos lugares mais difíceis de se fazer isso é aki em sampa.
    E se vcs tentassem em outro estado como por exemplo.. Bahia..sei lá..
    Tipo, eu e a minha gatinha estamos com essa intenção.. Só q como planejamos um baby mais pra frente [tipo , daki uns 5 anos] ainda temos tempo ate as coisas mudarem..
    Ahh, deixa eu falar.. Sabe o primeiro post? É ela, é ela é ela \o/ Finalmente a nega resolveu postar em um blog \o/ [deixa eu conter a emoção, hehe]
    Te amo nega,minha vida
    Beijo pras meninas e pro babyzinho..
    Xauz
    Hello

    ReplyDelete