Saturday, August 11, 2012

Dia dos Pais

Desde a semana passada nos deparamos com bilhetinhos sobre a festa de dia dos pais da escola, presentinho pro papai, comemoração etc... Acho que as professoras estavam sem graça de falar conosco sobre as festividades. Resolvi chamar a coordenadora da escola e a professora da Elis pra exlicar como achamos que é melhor agir. Nós sempre falamos abertamente com todos sobre a nossa família. Seja no mercado, no parque, na escola e em qualquer lugar. A Elis não tem pai, e nunca vai ter. Isso não vai mudar! Ela está crescendo sabendo que existem muitas conformações familiares: ela tem amigos com um pai e uma mãe, amigos com dois pais, amigos com uma mãe e uma avó e assim por diante. O que importa é que ela tem uma família NORMAL e unida, com duas mamães que a amam incondicionalmente! O presentindo feito na escola vai pro vovô, que ficou muito, muito feliz!

Frequentemente ela fica falando "papai" ou "pai", principalmente quando tem algum amiguinho por perto chamando pelo pai. E nós sempre falamos: "Isso Elis, esse é o papai de fulano" ou "O vovô é o papai da mamãe", "Você não tem pai, você tem duas mamães que te amam muito". 

Na verdade, eu não concordo com essas festinhas de escola. Idealmente elas não deveriam existir. Sempre vai ter alguma criança que vai ficar magoada... Talvez deveríamos comemorar o "dia da família" (ou nem isso porque em uma das escolas em que trabalho existem crianças do abrigo, que não tem família nenhuma...). Também acho que esses dias se tornaram mais um evento consumista (assim como dia dos namorados etc..). Prefiro comprar um presente pros meus pais, ou pra Bel, quando eu tiver vontate.. e nestas datas comemorativas a gente comemora com muito carinho, junto com quem amamos, sem presente.

Acontece que o nosso mundo não é pefeito. O mundo não vai mudar agora... nem nos próximos 5 anos... então a Elis vai crescer convivendo com o "dia dos pais", todo ano. Mesmo se eliminarem a festinha da escola, o "dia dos pais" ainda vai existir. E mesmo se o dia dos pais não existisse, a figura "paterna" continuará existindo, não é verdade? O importante é ela ter auto-confiança suficiente pra saber que é muito amada pelas duas mamães, e que pode comemorar (feliz!) o dias dos pais com o vovô, com o titio e com os amiguinhos que tem pai!

Feliz dia dos pais!!!!  Em especial pro meu pai lindão, pro meu vovô de 90 anos, pro meu sogro, pro meu cunhado que acabou que descobrir que vai ser pai de uma menina, pra nós que somos mãe e pai ao mesmo tempo e pros meus amigos que são pais!


Aggy


1 comment:

  1. Queridas, estou na mesma situação, só que do lado oposto! aqui não tem DIA DAS MÃES! rsrsrsr
    Excelente texto e a reflexão sobre o Dia da Família! Acho interessante propor esta reflexão para as escolas!
    Mas acho que a sociedade não deve se privar de comemorar as coisas que são importantes! Impedir as escolas de comemorar o dia dos pais ou das mães não vai impedir que nossos filhos (e zilhões de filhos de mães solteiras por exemplo), tenham que entender que sua família é um pouco diferente, nem melhor nem pior! Como vc mesma disse, tem gente criada pela avó, pelos tios, e até pelos irmãos...comemorar uma coisa não exclui a outra, pelo contrário, da chance de conversar!
    Em casa, dia 5 de novembro, é o DIA DA FAMILIA, da nossa família, porque é o dia que minha filha - adotiva - chegou.
    Um Beijo para a Princesa e para as duas Rainhas (mães da princesa)!

    ReplyDelete