Saturday, November 13, 2010

Duas mães amamentando. É possível?


Todos nós sabemos os benefícios do leite materno e os benefpicios da amamentação para a mãe e pra criança. O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu neném necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos (protegendo o neném de certas doenças e infecções). Além disso, a amamentação faz com que mãe e bebê se conheçam melhor e aumenta os laços maternos, cria confiança etc... Dizem que o neném se conecta imensamente com aquele que o alimenta.

Pensando em tudo isso foi que eu (Aggy) decidi que quero amamentar também. Parece loucura mas é possível. Outro dia tava vendo na TV que duas mulheres tiveram um neném e uma delas engravidou mas não pode amamentar devido a mastectomia então a outra amamentou. Comecei a pesquisar sobre o assunto sem parar e achei várias coisas interessantes!

Existe a chamada "amamentação ou lactação adotiva", isto é, mães que estão esperando por um filho adotivo podem se preparar para amamentar a criança, mesmo sem nunca ter engravidado.

Como é possível? Mesmo sem o estímulo prévio dos hormônios da gestação, uma mulher pode chegar a produzir leite através do método para a reindução da lactação. Entre outras coisas, a produção do leite materno é estimulada pela sucção do neném na mama, que por sua vez estimula a produção de oxitocina, essencial para a produção de leite e amamentação. O site aleitamento.com conta vários casos em que mães adotivas amamentam seus filhos sem nunca ter engravidado. Além do estímulo nos mamilos, alguns médicos indicam alguns remédios, como o Plasil (que tb é um antagonista dopaminérgico), para ajudar na indução.
Pode-se também estimular os mamilos com bombas elétricas, entretanto, o jeito melhor de estimuar a descida do leite é pela sucção do neném. Como o bebê não irá sugar a mama a não ser que saia leite, existe um método chamado Suplemental Nursing System (Sistema suplementar de lactação), da Medela. O sistema é um tubinho bem fininho (conectado a uma garrafinha de leite) que fica perto do mamilo, e quando o neném suga a mama, o leite sai do tubinho e estimula a produção de mais leite. Dizem que em 2 semanas podemos ver resultados!

Enfim, estou altamente considerando essa opção. Já compramos a bomba elétrica para estimulação e vamos tentar. Acho que a Elis vai gostar de revesar as mamães pra mamar...hehehe... Não acho que irá se confundir porque será a mesa coisa de neném que mama em mamadeiras e várias pessoas o alimentam ao mesmo tempo. Alem disso, pro leite nao secar vamos bombeando o leite da mamae Bel pra armazenar e colocar na garrafinha do medela.

Não acho que seja extremamente necessário e só faremos se não for motivo de estresse (e se eu tiver tempo!). Achei uma ideia interessante e que valia a pena dividir.

Beijinhos

Aggy

8 comments:

  1. Eu e a esposa já pensamos nisso também, na amamentação "dupla", porém tem só 1 questão que eu considero um fator de complicação: eu acho muito difícil 1 bebê dar conta de mamar em 4 seios! E o que acontece é que, se o bebê não mama, o leite seca, quanto menos o bebê mama, menos leite a mãe tem... e o meu medo é que as consequencias disso seja que as duas mamães acabem ficando sem leite, pois dificilmente um bebê dará conta de mamar em 4 seios o suficiente, entende?
    Bom, tem outras questões também, por ex: no começo, logo que o bebê nascer, a mãe biológica vai ter MUITO leite, ou seja, o bebê precisa mamar o tempo todo, em livre demanda, do contrário os seios irão engurgitar, o que é um problemão. E para a outra mãe amamentar também, ela precisa estimular o bebê a mamar nela o máximo de tempo possível, com esse método da lactação adotiva... na minha opinião isso é inviável, o bebê não daria conta e as duas mamães teriam problemas. Isso seria perfeito no caso de gêmeos, mas com 1 bebê só, acho difícil.
    Mas eu gostaria de saber mais sobre isso, porque também nunca pesquisei muito sobre o assunto para saber se é possível, isso que eu disse é somente a minha opinião de enfermeira, pois um dos assuntos que mais me interessam é amamentação.

    Beijos!

    ReplyDelete
  2. Brigada pela visitinha... tava meio assim de postar sobre o assunto pq sei que as pessoas acham loucura etc... Estou lendo muito a respeito e sei que inclui muita dedicacao e tempo. Estamos pensando em bombear o leite da Bel o tempo todo pra nao "secar" e armazenar pra quando eu for usar o suplemental system. Desse jeito ela retira o leite todo o tempo e nao "empedra" e vice versa... mas concordo com vc...sei que eh dificil mesmo assim! Mas vamos tentar e tudo indica que vai dar certo pelo que eu to lendo.

    ReplyDelete
  3. Oi, Aggy! Nunca li a este respeito, mas ouvi dizer que a Elba Ramalho amamentou sua filha adotiva. Segundo o que ouvi dizer é que foi apenas a vontade. O leite veio por consequencia emocional.
    Mas eu sempre penso no lado da mmulher...Quero dizer...A mulher precisa sentir-se bem, fisicamente e emocionalmente falando. Eu penso que há mães que amamentam e não são tão apegadas ao baby. Ou seja, há muito mito nisso tudo. Há estudos sobre a mulher, maternidade, com uma visão mais feminista da maternidade, sem tanto mito, entende? Posso pesquisar e te passar o link das teses. Eu assisti algumas palestras em congressos em que fui. Não estou negando o valor do leite materno, não é isso. Mas acredito que o amor, a confiança entre mãe e filho vem independente de sangue, aleitamento...São outras esferas.
    Eu tenho certeza que sua filha terá um laço muito forte com você, pois eu posso notar na forma amorosa que você escreve sobre ela e para ela. O amor parece sair dos seus poros, Aggy. Tenho certeza que a Bel concorda comigo.
    No mais, fico torcendo para você realizar seu desejo, ok?
    Beijos nas três!

    ReplyDelete
  4. Acabei de assistir ao filme Tru love. Lembrei de vocês e outras mulheres que maternam juntas. Tente baixar na internet, pois foi o que fizemos aqui em casa. A narrativa está fraca, assim como a direção. Muitos atores atuam tão mal que chega a irritar. Rsrsrs...Meu lado cinéfila de plantão...Rsrsrs. Mas vale pela discussão sobre adolescentes, oriundos de lares em que duas mães maternam. Também achei interessante porque desconstrói o lado romanceado de um casal lésbico e mostra a realidade de um casal lésbico e sua filha adolescente, assim como o casamento heterossexual.

    ReplyDelete
  5. eu apoio e acho essa ideia o maximo! estou torcendo para que ambas produzam muito leite...e se estiver sobrando, bombeia e manda pro banco de leite! Sem estress.. vai ser uma delícia pra Elis e pras mamães:)
    tia Fabi

    ReplyDelete
  6. Com tantos métodos científicos, ainda fico com a ideia cultural de que o amor materno faz brotar leite em pedra.

    Mesmo que tenhas ocupações, compartilhar dessa sensação com a tua esposa deve ser maravilhoso e qqr sinal de aperreio vai ser chogado pra debate do tapete só em ver a Elis mamando em ti.

    Não vejo a hora de passar por isso com a minha principa também.

    ReplyDelete
  7. Conheço casos de mães adotivas que amamentam seus filhos, se elas conseguem vc vai conseguir tb!!!
    Beijos

    ReplyDelete
  8. Oi meu!!!!

    Bom se a Elis for igual a Sofia quatro peitos vai ser pouco...hihihihiihihhi
    Não esqueçam de vcs preparem o bico para não ter problemas com rachaduras.
    Beijos!!!

    ReplyDelete