Wednesday, November 24, 2010

Escolinha!

Estamos com quase 32 semanas e a ansiedade ta bem dificil. Estou sem dormir e estressada com um monte de coisas (mudança, viagem, trabalho, cancelar as contas daqui, trabalho, vender tudo trabalho e assim vai!).

Falando sobre escolinha... fico pensando se existe alguma escolinha tao perfeita quanto a escolinha (creche) que eu trabalhei por 4 anos aqui. É simplismente DEMAIS!!! Em cada classe tem pelo menos uma família gay (às vezes 2 ou 3 por sala!) e todos são super abertos sobre o assunto. Todas as famílias vem uma vez por mês ler um livro pra salinha toda. Tem fotos das mamães e dos papais por todo lado e não se comemora dia dos pais ou dia das mães. Temos uma festa todo ano pra família toda comemorando pais, mães, tios, avós etc... Pensei em contar algumas das histórias que vivenciei aqui...

Por exemplo, ontem me convidaram pra ir em uma das salas (de 3 a 4 anos) ler o livro "Heather tem Duas Mamães" e também pra falar sobre a minha família e responder as perguntas dos pequeninos. Eles colocaram no mural geral da escola que eu ia fazer isso e qdo eu cheguei lá todos estavam sabendo e super empolgados. Eu li o livrinho e no final o professor perguntou o que eles achavam da história e se eles lembravam sobre o que era. A maioria das crianças lembrava que a menina tinha um cachorro e um gato mas ninguém deu muita atenção ao fato de ela ter duas mães. Achei o MÁXIMO! Crianças não tem julgamento e viram a família da Heather como qq outra normal.

Quando o professor perguntou o que eles acham de ela ter duas mães um deles falou "Eu acho que ela sortuda!", o outro falou "Eu fiquei com inveja", um deles falou que era esquisito mas qdo eu falei que minha filha ia ter duas mães e que cada família é diferente e especial ele achou tudo bem. Teve cada comentário engraçado! Uma delas falou "Eu tenho duas vovós!", e todos ficaram empolgados que eles também tinham "duas" de alguma coisa... hehehe... Uma menininha lá me falou "Quando eu crescer eu também quero que meu bebê tenha duas mães! Eu acho mais legal!"

Isso mostra que a escolinha está ensinado as crianças a aceitarem TODOS os tipos de família que existem... Será que no Brasil tem alguma escola assim? Com certeza vamos procurar bastante e tenho esperança que vamos achar alguma escolinha legal.

Boa noite! Vou encaixotar mais coisas...

7 comments:

  1. Ai ai Aggy... eu quero acreditar que sim, mas acho isso tão distante!!! Ao que parece, isso é uma batalha que teremos que conquistar por aqui.

    Demais essa escolinha aí hein??? Nosso maior sonho!

    ReplyDelete
  2. crianças são demais!!! rsrsrs adorei o post!
    Acho que tudo é um processo, nem todas escolas são assim, mas aos poucos a concepção das escolas está mudando! acredito!

    ReplyDelete
  3. Aggy isto é a maior preocupação de todas familias coloridas... afinal nossos filhos passarão grande parte da vida na escolinha, longe dos nossos olhos.
    Aqui onde moramos a região é bem provinciana, o povo ainda é muito preconceituoso, não existe nada de jurisprudência na área.
    Com isto sabemos que enfrentaremos muitasssss dificuldades com Mariah. Mas uma coisa é certa: falaremos com ela desde o nascimento, tudo sobre a nossa "diferente" família, então esperamos que na época da escola, ela seja bem resolvida, bem explicada e saiba resolver os problemas que sem duvida aparecerão.
    Infelizmente no Brasil ainda somos casos isolados, mas quem sabe daqui uns anos isto não mude !
    bjs Piu

    ReplyDelete
  4. escolinha eu não sei...mas fiquei sabendo que em Campinas já tem uma escola pra jovens voltada para o publico GLBT. ou seja... o movimento está chegando aos poucos.
    www.e-jovem.com/escola_jovem_lgbt.html#lista
    (Tia Fabi)

    ReplyDelete
  5. Eu moro em Campinas. Trabalhei na área da Cultura por 30 anos . Vou me informar sobre essa escolinha e vou adorar dar o retorno positivo. Enfim, o mundo caminha pra isso!!!

    Bjs,
    Neusa

    ReplyDelete
  6. É, aqui no Brasil as coisas são meio difíceis nesse aspecto, viu. Não entendo muito de escolinhas, porém acredito que seja difícil encontrar escolas que lidem com esse assunto tão naturalmente. Morro de medo de quando chegar a hora de procurar escola para meu futuro filho! Mas creio que em SP vocês irão encontrar sim alguma escola boa!

    Beijos!!!!

    ReplyDelete
  7. eu moro em Campinas também e faço estágio numa escola Montessoriana, não sei se vocês conhecem (é mais comum aí do que aqui!). não sei como eles lidam com a questão homoparental, aliás, até então não fiquei sabendo de alguma criança com duas mães ou dois pais, mesmo porque, no Brasil é mais incomum. entretanto, eles têm uma metodologia diferenciada e inclusiva - ao menos com relação à crianças com deficiência - e, normalmente, escolas mais abertas tendem a aceitar e a considerar normal todo tipo de família. vale a pena pesquisar. sei que em SP tem Montessorianas!

    beijos, meninas ;*

    ReplyDelete