Friday, November 5, 2010

Homofobia: O problema são os pais...

Eu ia postar outro assunto hoje mas acho que isso vale a pena ser contado:

Essa notícia está em todo lugar por aqui e no Brasil:

Um garoto de cinco anos foi a festa de Halloween de sua escola vestido de Daphne, do Scooby-Doo com todo apoio da mãe, que comprou todos os itens da fantasia do menino.
Os coleguinhas de Boo, o garoto, encararam a coisa com naturalidade, talvez por ser Halloween, mas as mães dos alunos é que ficaram loucas com história, achavam que a escola não deveria ter permitido a entrada do menino usando a fantasia.

O garoto é fã do desenho e pediu à mãe para se fantasiar como Daphne, e assim compareceu à festa de Halloween de sua pré-escola católica. A mãe do menino descobriu que os coleguinhas do filho não se incomodaram, e sim os pais deles.

Fico pensando nisso o tempo todo. Vamos mandar nossa Elis pra escolinha e é CLARO que sempre vão existir pais e mães idiotas querendo julgar nossa vida. Não tem como evitar isso, por mais liberal que a escola ou ou país seja, PRECONCEITO sempre vai exisitr.

O exemplo dessa mãe é incrível porque mostra que o importante é a criação que damos aos nossos filhos e o suporte em casa, com a família e amigos mais próximos. O menino foi feliz da vida pra escola com a fantasia que queria. Isso mostra que ele estava confiante, sentindo que podia ser livre pra ser o que é e o que gosta, independentemente do que os outros vão pensar.

Esse exemplo também mostra mais uma coisa: o PROBLEMA e o PRECONCEITO vem dos pais, não das crianças. Amo criança por causa disso, elas aceitam as coisas pelo que são, sem julgamento.

Na escolinha que eu trabalho aqui no USA, tem um menino (4 aninhos) que pinta as unhas de rosa e às vezes usa roupas efeminadas. Na outra classe tem uma menininha (5 anos) que se veste só com roupas de homem (gravata e tudo!) e as crianças não acham nada demais. Os adultos que julgam.

Vejam a filha da Angelina Jolie (Shiloh, nas fotos ao lado) que está sendo massacrada pelas revistas de fofocas porque parece um menininho. E daí
??? Ela tem 4 anos !!! Os adultos tem medo do que é diferente... infelizmente... e por medo acabam causando muita dor e sofrimento. Admiro a Jolie por apoiar sua filha em suas escolhas!


Aqui nos USA, só nesses 3
meses em que começaram as aulas (desde setembro), 6 adolescentes acabaram com a própria vida por serem gays e não aguentarem a pressão na escola e em casa, com as outras crianças zombando deles o tempo todo. Vê se pode?

Onde você acha que as crianças aprendem a achar que tem o direito de julgar e maltratar as pessoas porque tem outra orientação sexual, outra cor etc
??? Em casa, é claro!



"Elis, pessoas assim existem em qualquer lugar e em qualquer país. Nós iremos fazer de tudo para que você cresça confiando em si mesma, cercada pelo amor e carinho das suas mamães aqui, e de todos os nossos amigos que respeitam a nossa família do jeitinho que somos. Que você aprenda a aceitar as pessoas pelo que elas são. Nós prometemos respeitar as suas vontades e sua personalidade. E se algum dia alguém achar que você é inferior por ter a família que você tem, o problema está com eles e não com você. Como já disse, o mundo aqui fora não é nada perfeito mas as mamães vão estar sempre aqui pra você."

8 comments:

  1. Eu vi essa notícia desse garoto, e concordo com o post de vocês. Também admiro muito a Angelina Jolie por permitir que a Shiloh seja ela mesma! As crianças só repetem o que escutam em casa, e daí vem o preconceito e a intolerância. Triste demais.
    Fiz um post também sobre esses adolescentes que se suicidaram, tem até um vídeo muito legal que o Obama fez falando sobre isso.

    Beijos

    ReplyDelete
  2. Sim, concordo; mas isso sobre educação familiar é bem mais amplo. Afinal, família deveria ser espaço de discussão, de confronto de ideias e não de perpetuação de tradições, mto menos de falsas morais.

    ReplyDelete
  3. Aggie, tentei postar tantas considerações, mas nenhuma foi. Que chatice! bzbzbzb....
    Anyway, gosto de ler vocês! Gostei de ler algo tããão raro que você escreveu aqui... Roupas rosas para menina...Os clichês que aprendi a não me irritar mais. Hoje apenas ironizo da falta de criatividade das famílias. Escrevi algo sobre este assunto há alguns dias em meu blog.
    Bom saber que essa garotinha terá duas mães desencanadas dos padrões estabelecidos.
    Bien, felicidades com a pequena, com a nova caminhada.
    Volto aqui qualquer dia desses.

    Besitos para as duas...Especialmente para a Elis!

    ReplyDelete
  4. Lindo o blog de vocês, também quero ter filhos, na verdade dois...Eu e minha namorada planejamos isso o tempo todo.
    E o preconceito existe mesmo, mas como foi dito no post, a casa e a criação são alicerce para tudo...Se os adultos prestassem mais atenção às crianças, o mundo seria um lugar bem melhor para se viver!

    Estou seguindo vocês :)
    Boa sorte na jornada

    ReplyDelete
  5. simples e ótimo o post! já tem mais de um ano que eu vinha observando as roupas que a Shiloh usa, desde a primeira vez que ela apareceu vestida de pirata e, logo depois, de chapéu e gravata. pensei: não é possível que a mídia ainda não tenha falado nada. foi quando digitei Shiloh no Google e SÓ apareceram sites falando disso. eu acho que as crianças devem se desenvolver da maneira que acharem melhor, mas, mesmo sendo lésbica e defendendo a liberdade de expressão (seja ela através da fala, da vestimenta...), penso se também não seria pertinente, por parte da Angelina e dos pais de crianças que gostam de agir e se vestir "como o sexo oposto", conversarem com as crianças sobre a razão desse comportamento. às vezes a criança pode estar confusa mesmo e se vestir de maneira diferente é o modo dela se expressar. veja bem, entendo o blog de vocês como um espaço bem bacana para se discutir essas questões... colocando a minha opinião, na verdade, busco ler mais opiniões, porque mesmo enquanto digitava, pude perceber que eu penso assim, mas poderia pensar de várias outras formas.
    tá, o comentário tá grande, mas eu preciso contar de uma situação que eu presenciei na sala de espera do médico para continuar o meu raciocínio:
    mãe e filho. o menino devia ter, no máximo, 3 anos e estava sentado no colo da mãe, quando pediu para mexer na bolsa dela. esta consentiu e ele logo pegou um gloss. mostrou para ela e sorriu. ela sorriu de volta. eis que ele abre a tampinha do gloss e anuncia: "qué passá!" a mãe, de forma rápida e natural, não pensou duas vezes: "não, filho. quando você crescer mais um pouco você decide se vai passar ou não..."
    eu achei sensacional essa resposta e compreendi a fala dessa mãe da seguinte forma: "olha filho, passar gloss, na nossa sociedade, é algo feminino, logo, é melhor que você cresça e compreenda isso, antes de resolver se quer ou não passar..."
    acredito que esse seja um pensamento que ajudaria as crianças entenderem o significado daquele comportamento para a sociedade e daria a ela uma liberdade, no sentido de decidir se tem um repertório para lidar com preconceitos ou não. afinal, as crianças não se importam porque são puras e parcialmente livres de rótulos. mas essas crianças vão crescer e a inexistência de rótulos é impossível!
    nossa, deixei que a psicologia tomasse conta agora, hahahaha! desculpe, mal da profissão!

    e quanto ao suicídio - triste, triste, triste - dos jovens, imagino que você devam saber da campanha LINDA "It gets better" do Obama, né? minhas amigas fizeram um stop motion incrível para a campanha. fica a dica: http://www.youtube.com/watch?v=xZIMXBgGuuE.

    pronto. por hoje é só! o povo desaparece e quando dá as caras chega falando tudo, hehe. desculpem, meninas. bom restinho de gestação às mamães =D

    beijos =*

    ReplyDelete
  6. opa, correção! o projeto não é do Obama, né? ele só participou! o projeto é do Dan Savage!

    ReplyDelete
  7. Olá, Aggy e Bel! Compreendi o post e concordo na total liberdade de expressão das crianças. Chega da imppsição de padrões socialmente estabelecidos. Toda criança merece ser respeitada em suas escolhas.
    Mas entendo, também, a fala da Andrea, embora não concorde. Nós somos rotulados todos os dias, seja comum taller e maquiagem, seja com um jeans, camiseta e tênis. Rótulos existem. A questão é refletir se devemos andar conforme a sociedade impõe. O aparecimento de famílias como a da Shilon Jolie, é uma grande oportunidade de discutirmos os papéis impostos pelo sistema aos pequeninos.
    Mas, mudando de assunto, descobri o blog de vocês e gostei muito! Estou começando um sobre tal temática, sobre meu casamento, sobre tantas questões neste sentido.
    Irei segui-las e espero trocar ideias.
    Muita paz para vocês receberem a Elis com serenidade!

    ReplyDelete
  8. Aggy, apesar de ter outro blog....Cheio de teias de aranha, pois tudo que fiz lá foi ajuda de alguns blogueiros sumidos como estou sumida de lá too...rsrsr...Não sou muito descolada na internet, não. Asim, não tenho msn, apenas e-mail. Podemos conversar no talk do gmail, se quiseres...Caso vc tenha conta no gmail, claro. O nosso e-mail é duasartistas@gmail.com
    De qualquer forma, me envia teu e-mail que te mando resposta, ou me escreva.
    Outra coisa, estou lutando para add outros blogs, seguir...Nem sei se consegui te seguir direito, rsrs...Eu sou meio lenta para internet e meu amorzinho adormeceu aqui em nossa biblioteca. Terei que acordá-la para levá-la para a cama, coitadinha. Não posso pedir ajuda a ela...A descolada para internet é ela...rsrsrs...
    Amanhã eu tento mais.
    Um abraço super apertado!

    ReplyDelete