Friday, December 10, 2010

Menino-Princesa

Olá!

Daqui 10 dias me mudo oficialmente pro Brasil... Ia falar sobre a Elis, nosso apartamento, e planos mas decidi fazer mais um post declarando minha revolta ao que está acontecendo...

Brigada por votar na enquete... infelizmente ainda estamos perdendo, o que mostra que as pessoas no Brasil ainda são completamente sem noção das coisas... to tentando nao me irritar com isso... mas fica difícil...

Vocês lembram do menino que se vestiu de Daphne no Haloween? Minha amiga, Tia Fabi (ou Tchabí!) me mandou um link MEGA interessante sobre uma mãe que escreveu um livro infantil inspirada no filho dela, que adora se vestir de princesa. Ela conta que disse à ele que princesas eram meninas e ele respondeu: "Mas eu sou um menino-princesa, então tudo bem!" Pra melhorar a história o pai dele é do exército e incrivelmente está aceitando tudo numa boa. O menino é uma gracinha. Vejam o video que fofo!



Fico muito feliz em saber que tem pais que aceitam seus filhos como são... Por exemplo oc aso da pequena Jazz (Da foto ao lado). Ela nasceu menino, mas desde que tinha um ano ela não aceitava ser tratada ou chamada de menino. Ela abria os botões body (aquele macacãozinho) pra parecer que ela usava vvestido. Os pais resolveram mudar tudo, e tratá-la como menina.... ela é muito mais feliz agora e está TUDO BEM!



Esse outro video é um documentário super fofo de umas crianças falando sobre estereotipos. Um garotinho vestido de rosa entrevista pessoas na rua, perguntando o que elas acham de ele ser um menino, e usar rosa. As reações das pessoas são bem interessantes! Não entendo como os estereotipos surgiram... quem disse que mulher usa saia e homem usa calça... Em algumas culturas mulher NÃO pode usar calça... assim como em algumas culturas um menino vestido de cor de rosa e florzinhas é abominável... é tudo a mesma coisa... E penso na Elis... CLARO que comprei milhares de coisas fofas "de menina" mas quero que ela seja livre pra escolher usar o que quiser. Também comprei várias coisinhas na seção de meninos e acho que ela vai ficar super fofa!



Enfim, tem muito mais coisa por aí mostrando que TUDO BEM ser diferente... mas o problema é que as pessoas tem uma tendência em categorizar as coisas, colocar pessoas em grupos pré-determinados e quando algo é um pouco diferente as pessoas tem medo... não sabem o que fazer... as pessoas infelizmente buscam por um padrão, um modo certo de se comportar, as roupas que devemos usar, como devemos criar nosso filhos etc... Se algo sai do PADRÃO ninguém sabe o que fazer... como tratar... então o mais fácil mesmo é excluir aquela pessoa, ou aquele grupo, da sociedade... como se tudo fosse ficar bem. Infelizmente, não dá mais pra fazer isso... Nós (LGBT) estamos aqui, presentes na sociedade, contribuindo, criando filhos e isso não vai mudar, seja a lei da homofobia aprovada ou não... Desculpem o desabafo!

8 comments:

  1. Aggy, esse post é extremamente relevante! Eu acho que as pessoas têm o hábito de criar conceitos infundados a partir de teorias infundadas rs O que torna tudo ainda mais difícil de resolver.
    Essas crianças dos vídeos são exemplos da pureza do ser humano, de uma inocência despretenciosa que é tristemente deteriorada pelos adultos.

    Beijocasss

    ReplyDelete
  2. eu sou muito controversa com relação a esse assunto. não que eu ache errado, mesmo porque, pra mim, desde que os pais busquem o melhor para os seus filhos, está tudo ótimo! mas eu, dentro da minha cabeça, custo para compreender melhor. eu ainda penso que antes de simplesmente aceitar, é preciso conversar com a criança. explicar que existe, sim, uma diferença. afinal, esterótipos existem por causa disso: diferenças. mulher tem menos pêlo do que homem, temos vagina e eles têm pênis, biologicamente falando somos mais frágeis, enfim. ainda que a preferências por uma cor masculina ou feminina tenha sido construída histórica e socialmente, deve existir um motivo, eu só não acho que exista um motivo para definirmos isso como um padrão e excluir quem fugir dele... ai, eu começo a viajar muito quando penso nessas coisas. enfim, acho que o que eu quis dizer é que é preciso conversar, sempre. explicar das diferenças, da sociedade, perguntar se a criança está feliz assim e pronto. hunf, queria ter ficado criança pra sempre pra não ficar me questionando sobre essas coisas, hahaha!

    ReplyDelete
  3. Eu concordo com vc...
    Também quero deixar que meus filhos sejam como quiserem ser, eu AMO cor de rosa, e se tiver uma menina eu pretendo comprar muitas coisas de menininha, porque eu adoro mesmo, porém se eu notar que o gosto dela é diferente, vou respeitar 100%, não vou obrigar nenhum filho meu a ser o que não é. O mundo seria mto melhor se as pessoas simplesmente respeitassem as outras, mesmo as outras sendo apenas uma criança! Muitas vezes essas crianças nem serão gays nem lésbicas nem transexuais, simplesmente elas gostam de se vestir do sexo oposto porque acham divertido e interessante, uma simples curiosidade, e o fato dos pais verem isso como tabu pode causar um grande trauma.
    Bjssss

    ReplyDelete
  4. Ótimo post! E algo que sempre penso também, principalmente em relação a como criaremos nossos filhos. Acho que a criança deve ser criada com limites, sim, mas sempre dentro da sua individualidade, respeitando os seus limites.

    Lembra de toda a polêmica em torno da filha da Angelina Jolie, a Shiloh, só porque ela gosta de se vestir como menino?? Falaram tanta coisa, até a bissexualidade da Angelina entrou no meio da história, por quem quis julgar o seu comportamento de mãe como "inadequado". Pois eu a admiro muito, muito por respeitar as vontades da filha dela. Ela não "força" a menina a se vestir com as roupas dos irmãos, até porque ela tem outras duas meninas que usam e parecem adorar coisas de meninas... Ela simplesmente permite que a filha se expresse como quiser! Forçar um comportamento na criança, exigir que ela siga esse ou aquele estereótipo que vai, naturalmente, contra o que ela sente, só vai trazer sofrimento pro pequeno.

    Esse segundo vídeo que você postou, sobre a menininha transgender, me fez lembrar de um programa da Barbara Walters exatamente sobre crianças transgender (no qual a Jazz apareceu, aliás). Chama "My Secret Self" e tem todinho no You Tube. Recomendo demais pra se vocês se interessarem (eu sou assim, não liga, vivo recomendando filmes :P). Além disso, recomendo tb o filme Minha Vida em Cor de Rosa e outro que gosto mto, o menininho que se veste de rosa do último vídeo me lembrou o personagem desse filme, que se chama Breakfast with Scot (no Brasil, Uma Família Diferente).

    Bom, deu pra perceber que o assunto muito me interessa, né?? Rsrsrs! mas é que realmente me preocupo como a forma que eu e minha namorada (futura esposa :) criaremos nossas crianças, pra que elas não cresçam frustradas em serem o que são. E acho muito interessante saber que vocês também pensam isso em relação à Elis, e que outras pessoas concordam.Acho que nós, pais e futuros pais/mães LGBT, temos, ou pelo menos devemos ter, mais consciência de como é importante se respeitar a individualidade do ser humano, criança ou adulto, e deixar ele ser livre para ser o que é.

    De novo, ótimo post! Beijos pra família toda. :)

    ReplyDelete
  5. Brigada pelos comments! Eu ja assisti todos esses filmes e o programa da Barbara... OTEMO!

    Bjins!

    ReplyDelete
  6. Olá meninas ha algum tempo que venho seguindo o blog de vc's e resolvi fazer um http://amoteamarfeliz.blogspot.com/ obrigada e espero que gostem ....

    ReplyDelete
  7. Olá meninas, este post é realmente diferente até pra nós que somos diferentes, não pelas crianças, mas por este pais abençoados que amam seus filhos como são e acima de tudo.
    É muito dificil ver que na maioria dos casos as crianças não são ouvidas, como se não tivessem sentimentos ou inteligência suficiente para pensarem sozinhos e decidirem em coisas tão simples o que as fazem felizes.
    Crianças são seres humanos, pensam, sentem e tem opiniões. Devemos sim educa-las, mas não punir porque elas não querem ser como a sociedade determina, elas são o que são e ponto

    Parabéns pelo post.

    Bjos, bom domingo.

    ReplyDelete
  8. Continuo a seguir o vosso blog quase religiosamente =P
    Gostei do post, foi bastante esclarecedor! Dá uma enorme perspectiva sobre a educação que ao contrário do que muita gente pensa, vem de casa e não da escola!

    Parabéns pelo blog!

    Cumprimentos do outro lado do oceano =)

    ReplyDelete