Thursday, June 10, 2010

Inseminação: Caseira vs. Clínica?

Bom, minha amigas Ceci e Paty prometeram fazer um blog sobre inseminação caseira, mas como muita gente anda me perguntado eu vou falar como fizemos nossa decisão. Acho que as duas opções são super viáveis e depende mesmo de cada um.

Nossa decisão foi mesmo por questões legais pois por muito tempo estávamos considerando um doador conhecido, grande amigo nosso. No caso de inseminação caseira, legalmente, o doador conhecido tem mais direitos do que a parceira que não engravidar, assim como a família dele (mãe, irmãos e família biológica). Então, no nosso caso ficamos com medo de daqui alguns anos os "avós biológicos" quererem lutar pela guarda (eles ganhariam!). Tenho certeza que meu amigo nunca faria nada disso mas não podemos controlar outras pessoas da família. O jeito de se proteger contra isso é fazer o processo de adoção. Fomos aconselhadas por advogados à fazer o pedido de adoção, para garantir que a criança seja filha das "duas mães". Para isso, o "pai biológico" ou "doador" precisaria abrir mão dos direitos paternos completamente. Desse jeito, vocês garantem a segurança e integridade da família. Não sei detalhes sobre o processo mas como ainda consideramos essa opção, vou procurar saber e posto aqui. Vocês também podem optar à não revelar a identidade do "doador-amigo", mas ficamos com medo de um filho rebelde adolescente ir atrás da verdade e descobrir...

As vantagens da inseminação caseira, com doador conhecido, são muitas. Primeiramente você não precisa ir em bancos de sêmen e procurar a parte biológica do seu filho num catálogo, como se tivesse indo às compras (essa parte a gente não gostou!). Além disso, vocês tem certeza de como é o doador, assim como características de personalidade! Eu também adoraria ter meu doador por perto, como um exemplo masculino para a criança. E uma coisa é fato: crianças são curiosas e perguntam, então elas saberiam desde o começo quem é o "pai biológico" e iríamos evitar estresses mais tarde. Além disso, o sêmen "fresco", que acaba de sair do corpo masculino, dura até 5 dias dentro do útero (sêmen congelado dura no máx 24h), então as chances de acertar o tempo certo da ovulação são maiores! Sem contar que vocês vão fazer a criança no aconchego e privacidade do lar de vocês...

As vantagens da inseminação em clínica, como eu já disse, as questões legais já estão estabelecidas. O doador não tem nenhum direito sobre a criança, então a criança fica uma coisa somente sua e da sua parceira, sem nenhuma interferência. Não tem o estresse nem o medo de alguém querer lutar pela guarda mais tarde. Nos Estados Unidos, é possível fazer a inseminação com sêmen congelado, em casa, então também tem a vantagem de ser na privacidade do lar. No nosso contrato, o doador concordou em aceitar um contato quando a criança completar 18 anos. Entao, quando nosso baby fizer 18 anos ele(a) poderá ter acesso a todas as informações sobre o doador e poderá conhecê-lo se desejar. Achamos isso importante, e só acontecerá se nossa criança quiser.

Enfim, depende de cada um e de como o acordo foi feito. O que importa é que nossos bebês estão sendo gerados com muito amor, e são muito desejados!

Amanha temos consulta médica... ai ansiedade!

13 comments:

  1. OI mamães. Aqui é Paty.
    Entrei no blog hoje, vi meu nome...ai tive q deixar 1 comentário né?
    Desde que começamos as tentativas, Ceci promete montar 1 blog para ajudar a tirar as duvidas de mães tentantes... mas o tempo não sobra, e a gente nunca consegue.
    Continuaremos acompanhando aqui... e em breve iremos contar mais sobre a inseminção caseira.
    bjsssssssssssssss

    OBS: mande noticias da consulta ta?

    ReplyDelete
  2. Meninas, gostaria de parabenizá-las pelo novo e belo passo na vida de vocês! Sorte! Eu e minha esposa estamos em busca também. Temos fé! Manuela - Recife- PE

    ReplyDelete
  3. Olás! Agora que descobri esse espaço sempre dou uma "passadinha"...rsrsrs. Ando muito ansiosa com minha futura gravidez. Hoje fiz o último exame necessáiro para a inseminação...

    Inté!
    :-)
    Elza e Tamara

    ReplyDelete
  4. Ola meninas! Brigada pelos comentarios! E boa sorte! Por favor, nos mantenha atualizadas!!! "Elza", boa sorte na tentativa! Nosso mundo precisa de muita gente colorida!

    ReplyDelete
  5. Hey meninas... legal o blog de vocês, vou linká-las também.
    Bom, eu e minha esposa não somos a favor da inseminação caseira, principalmente por esses quesitos "legais", e também porque não queremos ter nenhum tipo de contato com o pai biológico, não queremos nenhum pai se intrometendo na vida de nosso filho, querendo passar finais de semana com ele, etc, isso pra gente não é viável. Nossa única opção mesmo é o banco de sêmen e a inseminação clínica.

    Beijos!!!

    ReplyDelete
  6. Eu tenho muitas dúvidas qto a presença do pai ou não. Acho que como disseram, as crianças são muito curiosas e é importante ter uma sigura masculinas (pai, tio, avó, sei lá), mas tbm tenho receio qto a se meter demais na educação. Qto a passar os fds é normal. As crianças buscam novas referencias e é saudável que elas não sejam tão grudada a ponto de não qrerem passar o fds na casa dos avós, tio e pq não do pai.
    E é por estes dois lados pesarem tanto que não consigo me decidir.

    ReplyDelete
  7. Pois é Mila, temos que pensar muito bem antes de fazer nossas decisões. Escolhermos o doador anônimo por motivos legais, e porque não queremos ter ningém mais além de nós duas no papel de mãe-pai (ou pães?)...rs...

    ReplyDelete
  8. Ola,fiquei feliz em encontrar um espaço para falar. Temos pensado muito em ter um bebê, mas não sei se estou pronta para ficar indo a clinicas, tomando hormônios. Tenho um amigo que compartilha do nosso pensamento e vou tentar a inseminação caseira. Ainda não defini a data ao certo mas já estou me preparando. Boa sorte a todas....Dani

    ReplyDelete
  9. Gostaria de fazer iseminação de um doador conhecido como vocês fizearão podem me dizer onde é a clinica? o nome da clinica.

    ReplyDelete
  10. ADOREI SABER DISSO TUDO, QUERIA DIZER QUE EU SOU UM DOADOR PARA FUTURAS MAMAES AMIGAS MINHA, A ANSIEDADE TOMA CONTA DA MINHA ROTINA TEREI MAIOR PRAZER EM GERAR JUNTO COM ELAS O SONHO.ABRAÇOS

    ReplyDelete
  11. Moramos em Recife e estamos c uma dúvida cruel: um banco de semem ou Um amigo?? concordamos em compartilhar o nosso filho 1 final d semana/mês. Porem temos medo do futuro, ei q hoje ele nao daria problermas, mas e futuramente? e a familia dele? temos o $ p o banco de semem ( seria a poupança e juntamos p a construcao da casa q ja iniciamos),mas temos decidir logo, pois minha esposa tem miomas,ja fez ate cirurgia, mas voltaram a crescer...ela engavidaria primeiro e depois eu...o q faço?? me ajudem...

    ReplyDelete
  12. Por favor, como se daria a inseminação caseira, pelo método tradicional?? =T
    Não tenho interesse que minha esposa se deite com ninguem além de mim... heheheh
    Poderiam me explicar, por favor!
    Grata e muito obrigada pela coragem e exemplo.. impulsionadores de outros sonhos como este de voces! Parabéns e muita saúde p/ filhota!!

    amor.abrasil@hotmail.com

    ReplyDelete
  13. Eu fiz a inseminaçao caseira e deu certo!! Vou contar p vcs: fiz com um amigo meu que é casado tem 6 filhos e nao quer de jeito nenhum criar outro ou pagar pensao kkkkkkk!! Eles fez todos os exames que contacta as doenças sexualmente tramisiveis foi o primeiro passo: 2passo ela a minha esposa, fez o exame das trompas p ver se estavam fucinando bem!! 3 passo controlar o Periodo ou seja Mestruaçao p se ter + ou - uma ideia do periodo festil: como ela tinha a mestruaçao regulada de 28 dia so é subtrair 14 dia e ja se sabe quando é o dia!! Fizemos assim: ele mora a 20 min da nossa casa, por tanto no horario marcado no 10,12,14,15,16, 18 dia do ciclo dela contando desde o 1 dia da mestruaçao, ela ficava em casa esperando e eu fui ate a casa dele, ficava no carro embaixo esperando ele fazer o trabalho:-) dentro de um copinho esterelizado e trazer p mim,

    ReplyDelete