Tuesday, June 22, 2010

Medicamentos usados e o porquê:

Olá mamães e papais!

Como vi que há uma preocupação geral em relação aos medicamentos utilizados ou recomendados pelos médicos, e como sou biomédica e entendo um pouco de saúde, resolvi fazer um post sobre esse assunto.

Vou falar especificamente em casos de inseminação intra uterina, intra vaginal, ou intra-cervical, porque se aproximam mais de métodos naturais de concepção. Ou seja, o sêmen é inserido diretamente dentro do útero, do cérvix ou do canal vaginal da mulher. É diferente de inseminação in vitro, onde a fertilização do óvulo pelo espermatozóide é feita fora do útero, é só então é inserido no útero da mulher.

Como já comentei antes, a Bel engravidou sem nenhum medicamento (assim como outras mamães que estou conhecendo pela net). Ela era saudável e tinha o ciclo regulado então não havia motivo. Fiquei sabendo que alguns médicos no Brasil ficam empurrando drogas e hormônios para induzir ovulação, mesmo quando as pacientes não tem nenhum histórico de problemas de saúde. Se você não tem histórico de ovário policístico, endometriose, e se seu ciclo é regulado, não há motivos. Principalmente se você está utilizando alguns dos métodos do post Primeiro Passo desse blog e viu que sua ovulação é normal. Vamos lembrar que a maioria das mulheres heterossexuais ficam grávidas sem hormônios ou drogas. Entretanto, se você achar mais confiável usar algum tipo de hormônio para engravidar, ou se você não tiver certeza de que está ovulando no período certo, contanto que seja muito bem acompanhado, acho que é uma coisa a considerar.

Na minha opinião, os médicos de fertilidade no Brasil só estão acostumados com casais heterossexuais realmente inférteis, que procuram a clínica por algum motivo de saúde, e porque não conseguem engravidar por métodos naturais. No nosso caso, nós somos saudáveis, então acho que os médicos ainda não sabem ainda lidar com essa situação.

Medicamentos e hormônios:

CLOMID (clomifene): é usado para induzir a produção de óvulos em mulheres inférteis, que não ovulam naturalmente. O efeito é semelhante ao do estrógeno que nós produzimos na época da ovulação, que faz com que o óvulo se desenvolva e seja liberado. Clomid também é utilizado para regular ciclos quando nao temos o clico mentrual regular. Clomid tem vários efeitos colaterais e não pode ser usado por mais de 6 ciclos. Além disso, como essa droga estimula a liberação de óvulos, há o risco de que dois óvulos sejam liberados e você engravidar de gêmeos.

FSH (hormônio folículo-estimulante): Nós produzimos esse hormônio naturalmente no nosso organismo e, assim como Clomid, FSH também é utilizado para induzir ovulação.

hCG (gonadotrofina coriônica humana): também utilizado para regular o cilco e induzir ovulação. Os mesmos problemas podem ocorrer em relação a gravidez múltipla.

Existem outros hormônios e medicamentos que são utilizados para fertilização in vitro mas que não vem ao caso se vocês tiverem pensando em inseminção assistida (em clínica ou caseira). Se vocês souberem de outras drogas podem me falar que eu posto aqui! O importante é que nós sejamos sempre informadas de tudo!

Bom, espero que isso tenha ajudado. Qualquer coisa podem mandar email orkut e messenger que eu tentarei ajudar!

Boa sorte e beijinhos de nós 3

Aggy, Bel & baby

(fonte: www.nlm.nih.gov)

6 comments:

  1. Yupiiiii... estou adorando ver os blogs passando nossas experiências pra novas "duas mamães" que venham surgir !
    bjs

    ReplyDelete
  2. Muito esclarecedor! Minha única angústia é ter que tomar algum medicamento sem necessidade. E continuo aguardando minha próxima consulta...

    :-)

    ReplyDelete
  3. Meninas! Amei, muito bom....
    Carina está tomando Puregon, que tem o mesmo efeito do Clomid, para induzir a ovulação, já que vamos fazer FIV, com os óvulos dela no meu útero! Estamos muito felizes e ansiosas... felizes tb por vcs terem conseguido!
    Beijão e muita saúde pros 3!

    ReplyDelete
  4. Meninas, muito lindo o que vcs estão fazendo ^^ Morro d vontade de ser mãe, mas ainda sou mt nova, tenho 17 e minha namorada tbm. Mas a gnt planeja ter um bebê daqui ha alguns anos. Estamos juntas há 1 ano e 2 meses =D
    Vcs fizeram a inseminação aqui no Brasil, mesmo?
    =*** E sucesso!!

    ReplyDelete
  5. Meninas, minha amiga Kaká ñ consegue comentar aqui então me pediu para deixar essa mnensagem pra vocês:

    Olá!
    Minha esposa e eu temos uma filha de 1 aninho q nos chegou através da FIV. Somos casadas há quase 5 anos e muito felizes. Adorei encontrar esse blog!
    Nossa princesinha tem fotolog: www.fotolog.com/princesa_brunna
    Me add no msn: kakamor@hotmail.com
    Beijão!
    Kaká.

    ReplyDelete
  6. Nossa, porque sera que nao consegue comentar? Que lindo o fotolog! A princesa eh linda demais!

    Bjins!

    ReplyDelete