Estamos super ansiosas! E parece que a anssiedade é uma coisa que acompanha a gente desde o momento em que a gente decide aumentar a família. Primeiro vem a ansiedade de decidir o processo (adoção? inseminação? caseira? clínica? doador conhecido? anônimo?). Depois que decidirem o processo, é hora de acompanhar o cliclo mentrual de quem vai engravidar para ver se a futura mamãe tem algum problema potencial que pode influenciar o processo. Eu diria que esse é o primeiro passo!
Como acompanhar o ciclo ovulatório?
O jeito mais fácil e confiável para ver se o corpo esta funcionando direitinho é acompanhar a temperatura basal, a cada dia, e comparar com os dias do seu ciclo (a temperatura deve ser medida de manhã, antes de se mexer ou levantar da cama!). Esse também é um bom método para prever os dias em que ocorrerá a ovulação. O ciclo feminino começa no 1º dia da menstruação e termina no dia anterior a próxima menstruação. A ovulação normalmente acontece entre 12 e 17 dias antes da próxima menstruação, sendo um período fixo, necessário para a implantação do embrião que dá início a gravidez.
Antes da ovulação, nossa temperatura é mais baixa, variando entre 35,5 e 36,8 oC. Após a ovulação, a temperatura sofre um aumento entre 0,25 e 0,6 oC, mantendo-se entre 36 e 37,5 oC. Veja no gráfico que a temperatura sobe após a ovulação, entao o desenho do gráfico fica com uma aparência bifásica.
Então, se a temperatura aumentou, você já nao está mais ovulando!
O ideal é fazer a inseminação, no caso de doador anônimo, exatamente quando ovulamos. Isso porque o sêmen congelado dura de 12h à 24 horas dentro do útero. No caso de inseminação caseira, com o sêmen "fresco", a duração é de ate 5 dias dentro do útero feminino, sendo mais fácil acertar o tempo certo de ovulação.
O melhor jeito de prever é com os kits para previsão de ovulação. Esses kits são vendidos em algumas farmácias no Brasil e também online (http://www.confirme.com.br/pt-br/produtos/4,fertilidade). Os kits indicam um aumento no hormônio luteinizante, que também aumenta próximo a ovulação.
Nesse caso, o ideal é fazer a inseminação no dia seguinte em que o kit mudar de cor, ou pra ser mais segura, no mesmo dia e no dia segunte (que foi como fizemos!).
Bom, boa sorte pra todas TENTANTES! E qualquer coisa é so perguntar!
Aggy & Bel
Gostei de saber! Muito mesmo. Vou mostra para amada. E vcs chegam ao Brasil quando? Ass. Cinde e Sissa
ReplyDeleteRenata danthêr e Patrícia
ReplyDeleteOi mamães !
Somos casadas a dois anos e desjamos muito ter um filho, mas temos muitas duvidas, e gostariamso de saber se há algum preosedimento no qual a criança possa parecer com ambas as mães? adoratimos néh.
E se podemos escolher o sexo.
muito obg pela atenção.
e que vcs sejam muito felizes.
renatinharn14@hotmail.com
Bom dia,
ReplyDeleteAmei conhecer seu blog e apoio 100% a decisão de vcs duas,eu e minha parceira sonhamos em ter um bebê temos um amigo que se ofereceu para ser o pai o doador, ele também é gay e vamos fazer o fazer o processo da fertilização esse mês ainda, assim que ovular.
Tenho algumas duvidas, quanto a tabela de oculação (não sei como faz, sinto colica quando ovulo é aforma que sei que estou no periodo.
Li num site que depois o doador recolhe o esperma, manda recolher de 20 a 2 horas depois do fraco para seringa e em seguida introduzir na vagia. A duvida é, porq tenho que esperar tanto tempo??? não posso introduzir logo depois que o doador recolhe?
Gostaria de saber como vcs fizem o processo de vcs, e por também tirar algumas duvidas pelo e-mail.
patguimma@hotmail.com
Desculpa o erro de na escrita, estava no trabalho, a tenção estava dividida. Caso não tenha entendido me manda a duvida que respondo via e-mail.
ReplyDeletePatguimma@hotmail.com